Há alguns anos para exercermos uma atividade profissional estávamos condicionados a um espaço e horário específicos. Atualmente, com o avanço tecnológico, existem cada vez mais profissões que podem ser desempenhadas a partir de casa ou de qualquer outro lugar, como espaços de coworking, cafés, etc.
Embora ainda existam muitas funções que precisam de ser executadas num determinado local, a uma determinada hora, sobretudo as mais tradicionais, existem cada vez mais possibilidades para quem tenciona trabalhar de forma remota.
Trabalhar a partir de casa é uma boa opção caso pretendas ter um horário flexível, que te permita conciliar a vida profissional com a vida pessoal, poupar tempo nas viagens de ida e vinda do trabalho e ainda executar as tarefas sem interrupções de colegas.
Mas, para isso, também é preciso que tenhas certas competências, como a gestão de tempo para cumprir os prazos estabelecidos, a capacidade de concentração e motivação, de modo a evitar eventuais distrações, ou a autonomia, para desempenhares o trabalho de forma independente.
Tipos de trabalhadores remotos
Podes trabalhar a partir de casa sendo um colaborador remoto para uma empresa, freelancer ou simplesmente empreendedor.
Existem algumas empresas que permitem aos seus colaboradores trabalharem de forma totalmente remota ou flexível – umas vezes no escritório, outras em casa. Um colaborador que trabalha em casa para uma única entidade normalmente tem um contrato e ordenado fixo.
No caso de optares por ser freelancer, possuis liberdade para escolher os clientes com quem desejas trabalhar e os horários e dias em que pretendes realizar as tarefas. Contudo, não tens tanta estabilidade financeira como um colaborador remoto.
Também é possível trabalhares de forma remota por conta própria, ou seja, construindo a tua empresa ou negócio digital.
Profissões onde podes trabalhar a partir de casa
Existem diversas profissões onde podes trabalhar a partir de casa. Em muitas delas, apenas precisas de ter um computador com acesso à Internet. O Skillsdigital dá-te a conhecer 25 opções.
1. Redator Web
2. Escritor
3. Tradutor
4. Revisor de Texto
5. Transcritor
6. Jornalista
7. Blogger
8. Designer Gráfico
9. Motion Designer
10. Web Designer
11. User Interface Designer
12. User Experience Designer
13. Programador Web
14. Programador Mobile
15. Programador de Software
16. Programador de Videojogos
17. Fotógrafo
18. Editor de Vídeo
19. YouTuber
20. Digital Marketer
21. Social Media Manager
22. Especialista em SEO
23. Cientista de Dados
24. Assistente Virtual
25. Consultor
Créditos da Imagem: Kazuend/Unsplash
No Comments