Atualmente, possuir formação e experiência profissional já não é suficiente para chamar a atenção das empresas. Numa altura em que o desemprego continua elevado, principalmente entre os jovens, é preciso encontrar formas de diferenciação.
Uma das melhores maneiras de mostrar as nossas competências é através de um portfólio. Nas áreas mais criativas já é comum as empresas pedirem o envio desta ferramenta para avaliar o talento dos candidatos.
Através de um portfólio online tanto podemos exibir os trabalhos realizados para fins profissionais, como também académicos ou pessoais. É uma excelente forma de divulgação, sobretudo para designers, fotógrafos, ilustradores, produtores de conteúdo, web designers, copywriters, social media managers, etc.
Criar um portfólio online é simples e acessível e pode fazer a diferença quando procuramos uma nova oportunidade de trabalho. Existem diversas plataformas onde podes partilhar os teus projetos. Para te facilitar a tarefa, o Skillsdigital selecionou as melhores. São todas gratuitas.
Conhece também as melhores plataformas para criar um currículo online.
Behance
O Behance é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo. Criado pela Adobe Systems, permite o upload de qualquer trabalho de forma gratuita. Para isso, apenas precisas de criar uma conta na Adobe.
Os projetos encontram-se organizados por álbuns e categorias. Neste site podes seguir outros utilizadores e avaliar os seus trabalhos. O Behance encontra-se disponível em várias línguas, incluindo português. É sobretudo utilizado por profissionais criativos, como designers, ilustradores e fotógrafos.
Cargo Collective
O Cargo Collective é outra plataforma onde podes criar o teu portfólio online. Aqui tens à disposição dezenas de templates, que podem ser alterados caso possuas conhecimentos de HTML e CSS.
Neste site consegues partilhar diferentes tipos de conteúdo: texto, vídeo, fotografia, etc., e organizá-lo por categorias. É bastante simples, rápido e intuitivo de se utilizar.
Carbonmade
O Carbonmade também é uma boa opção. Na versão gratuita podes escolher um modelo para a página, adicionar imagens e textos e organizar os trabalhos por álbuns.
Para teres acesso a outras funcionalidades, como, por exemplo, o upload de vídeo ou áudio, precisas ter uma conta paga. É principalmente utilizado por profissionais das indústrias criativas.
Indústria Criativa
Lançada no início de 2016, a plataforma portuguesa Indústria Criativa permite a criação de um portfólio e currículo online. Neste site podes mostrar projetos em vários formatos (imagem, texto, vídeo ou áudio), assim como apresentar as tuas principais competências, formação, experiência, idiomas e prémios.
A Indústria Criativa também divulga ofertas de emprego e formação. O site tem como objetivo promover o talento e facilitar o acesso às empresas dos trabalhos dos candidatos.
Wix
Através do Wix consegues construir um portfólio online facilmente. A versão gratuita dispõe de uma grande variedade de templates, permite adicionar páginas e fazer o upload de diferentes tipos de ficheiros (texto, vídeo, imagem, áudio, documento, etc).
É uma boa escolha para diversas áreas profissionais. No Wix também podes criar um blog, site ou loja virtual.
Strikingly
À semelhança do Wix, no Strikingly podes construir um portfólio ou página pessoal sem qualquer conhecimento técnico e de forma gratuita. Esta plataforma oferece alguns templates, permite fazer alterações na página e adicionar projetos em diferentes formatos: texto, imagem e vídeo.
É bastante simples e prático de se utilizar. O Strikingly é ideal para profissionais de qualquer área. Nesta plataforma também é possível construir um website, blog ou loja virtual.
WordPress
O WordPress é outra boa opção para criares o teu portfólio online. Com milhões de utilizadores em todo o mundo, é a plataforma mais conhecida do mercado para a construção de sites.
Dispõe de uma grande variedade de recursos, como templates, plugins, widgets e estatísticas. Tal como as sugestões anteriores, não precisas de qualquer conhecimento de programação.
Créditos da Imagem: Matthew Henry/BURST
No Comments