Como podes ganhar experiência antes do primeiro emprego

 

A falta de experiência pode ser um grande problema quando pretendemos entrar no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas exigem algum tipo de experiência em funções similares (e até mesmo portfólio), mesmo que seja para fazer um estágio profissional.

Mas como podemos ganhar experiência se não temos oportunidades para trabalhar? E sem oportunidades para trabalhar como conseguimos ganhar experiência? Provavelmente já te questionaste sobre isto.

Muitas pessoas pensam que precisam esperar pelo fim do curso e por um trabalho convencional das 09:00 às 18:00 para começar a ganhar experiência. Mas não é necessário nada disso.

Existem diversas formas de colocar os conhecimentos em prática quando ainda estás a estudar ou procuras o primeiro emprego na tua área de formação. O Skillsdigital dá-te 4 sugestões.

 

1. Ser voluntário numa ONG

Fazer voluntariado numa organização não-governamental, instituição ou associação sem fins lucrativos é uma boa opção para ganhares experiência profissional e desenvolveres competências na tua área de formação.

Para além de ajudares quem mais precisa, tens a possibilidade de ter um horário flexível, que te permite conciliar com as aulas ou com a procura pelo primeiro trabalho.

Existem diversas organizações que precisam de voluntários em áreas como o Design, Comunicação, Multimédia, Marketing, Informática, entre outras. Podes saber quais são na Bolsa do Voluntariado ou através de uma pesquisa no Google.

Em alternativa, podes fazer voluntariado em eventos pontuais na tua área de formação.

 

2. Trabalhar como freelancer 

Outra maneira de ganhares experiência profissional é sendo freelancer. Para além de teres a vantagem de estabelecer o teu próprio horário e local de trabalho, podes escolher os projetos que queres desenvolver e ainda ser recompensado por isso.

Ao trabalhares como freelancer vais conseguir desenvolver competências como a negociação, gestão de tempo e flexibilidade e ter a oportunidade de construir o teu próprio portfólio.

Existem diversas áreas em que podes ser freelancer: Escrita, Marketing Digital, Design, Animação, Fotografia, Vídeo, Web Design, Web Developer, Tradução, etc.

Podes encontrar potenciais clientes em sites como o Zaask, Workana, Upwork, Freelancer, Fiverr e Coroflot, entre outros.

 

3. Desenvolver um projeto pessoal 

Já se tens uma veia mais empreendedora e criativa, podes sempre optar por desenvolver um projeto pessoal. Podes fazê-lo sozinho ou com ajuda de um ou mais colegas de curso.

Dependendo da tua área de formação, tens várias possibilidades. Criar um blog, fazer vídeos para o YouTube, vender produtos online ou construir um site são alguns exemplos.

Ao teres um projeto pessoal vais desenvolver várias competências, como a criatividade, autonomia, planeamento ou organização, entre outras. Para além disso, ainda podes obter algum dinheiro com isso.

Conhece 3 motivos porque deves começar um projeto pessoal

 

4. Fazer um estágio curricular 

Outra forma de ganhares experiência profissional e conseguires entrar no mercado de trabalho é através de um estágio curricular.

Muitos cursos contam no plano curricular com um estágio obrigatório. Caso não seja o teu caso, informa-te na tua universidade se tens essa possibilidade ou procura por ti mesmo junto das empresas.

Assim, consegues colocar em prática os conhecimentos que foste adquirindo durante as aulas. Para além disso, podes ainda ter a oportunidade de continuar na empresa após o estágio.

 

infografia-ganhar-experiencia

 

Créditos da Imagem: Pexels

Créditos da Infografia: Skillsdigital

 

No Comments

Leave a Comment