9 competências sociais que aumentam a tua empregabilidade

 

Há alguns anos, o mercado laboral valorizava quase exclusivamente as competências técnicas dos profissionais, as chamadas hard skills. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e o diploma eram suficientes para chamar a atenção dos recrutadores e garantir um emprego.

Mas os tempos mudaram. Atualmente, as empresas procuram cada vez mais colaboradores versáteis, que para além dos conhecimentos técnicos tenham também competências sociais e comportamentais, conhecidas como soft skills.

As hard skills até te podem ajudar a conseguir uma entrevista de trabalho, mas são as soft skills que vão fazer toda a diferença no momento da decisão, sobretudo se tiver em causa candidatos com capacidades técnicas idênticas.

O Skillsdigital já apresentou as competências digitais que mais aumentam a tua empregabilidade. Desta vez, dá-te a conhecer 9 competências sociais que te podem ajudar a encontrar uma nova oportunidade profissional. 

 

1. Capacidade de comunicação 

Saber comunicar é uma capacidade essencial em qualquer profissão. Conseguir transmitir uma mensagem que seja compreendida por outras pessoas ajuda a estabelecer novos contactos e manter uma relação positiva com colegas, clientes, etc., evitando mal-entendidos. Saber comunicar também significa saber ouvir, estar disponível para escutar as ideias dos outros e diferentes pontos de vista.

 

2. Trabalho em equipa

Num mercado laboral cada vez mais colaborativo, é preciso saber trabalhar em equipa, cooperar com outras pessoas, ter espírito de entreajuda e vontade de contribuir para alcançar um objetivo em comum. Trabalhar em conjunto significa interagir e partilhar ideias com os elementos envolvidos no mesmo projeto, quer seja cara a cara ou virtualmente.

 

3. Resolução de problemas

Outra competência social bastante importante é a capacidade para resolver problemas. As empresas precisam cada vez mais de colaboradores que respondam eficazmente a situações imprevisíveis, que consigam encontrar soluções criativas e tomar decisões apropriadas para os obstáculos que possam surgir, tirando daí lições para o futuro.

 

4. Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma das soft skills que será mais valorizada nos próximos anos. Mais do que conseguir executar uma tarefa, o trabalhador precisa de a saber questionar, ter a capacidade de pensar criticamente sobre todas as ações a tomar e as suas consequências.

 

5. Gestão de tempo

Outra competência essencial nos dias de hoje é a gestão de tempo. Num mundo em constante mudança, em que tudo funciona à velocidade da luz, as empresas procuram cada vez mais profissionais organizados, capazes de definir metas e estabelecer prioridades, de modo a cumprir os prazos e a alcançar os resultados pretendidos.

 

6. Atitude positiva

As empresas valorizam bastante os profissionais com atitude positiva, capazes de contagiar e motivar aqueles que estão ao seu redor, através da boa disposição e energia, proporcionando um ambiente de trabalho saudável. Numa entrevista de trabalho, as pessoas com atitude positiva têm muito mais facilidade em criar uma boa primeira impressão.

 

7. Vontade de aprender 

Ninguém sabe tudo, por mais experiência ou formação que tenha. A aprendizagem é algo que faz parte do dia a dia. Estar disponível para aprender é uma competência essencial tanto para profissionais em início de carreira como com alguma experiência. As empresas dão valor a pessoas interessadas em saber mais, em adquirir novos conhecimentos e que aprendem com os erros cometidos.

 

8. Criatividade

A criatividade é outra soft skill muito importante. Independente da área profissional, as empresas procuram cada vez mais profissionais criativos, que saibam inovar e consigam desenvolver projetos com características únicas, inovadoras e originais.

 

9. Flexibilidade 

A flexibilidade é uma das competências sociais mais valorizada atualmente. Num mundo em constante transformação, as empresas procuram profissionais que sejam capazes de se adaptar a diferentes circunstâncias e que consigam aceitar bem as mudanças.

 

Créditos da Imagem: Pexels

 

No Comments

Leave a Comment