Quando estamos na universidade aprendemos competências específicas para atuar numa determinada área ou profissão. Há alguns anos, essas competências técnicas, conhecidas como hard skills, eram suficientes para chamar a atenção das empresas e garantir um emprego.
Mas o mercado laboral mudou. Com o aumento do número de candidatos a uma vaga e a falta de diferenciação entre os profissionais disponíveis, as empresas começaram a dar cada vez mais importância às competências sociais e comportamentais, designadas de soft skills.
Atualmente, para desempenharmos uma determinada função não basta possuirmos os conhecimentos técnicos certos, é também necessário termos as características comportamentais certas.
O Skillsdigital já apresentou as 11 competências digitais que deves possuir antes de deixar a universidade. Desta vez, dá-te a conhecer as 11 competências sociais.
1. Capacidade de comunicação
Saber comunicar é uma das soft skills mais importantes, independentemente da tua área de formação. Quando chegares ao mercado de trabalho vais precisar de comunicar com outras pessoas, sejam colegas, clientes, chefes, etc. Conseguir transmitir uma mensagem clara e objetiva é fundamental, assim como saber ouvir o que os outros têm para dizer.
2. Trabalho em equipa
Outra competência social que deves possuir antes de deixar a universidade é o trabalho em equipa. Num mercado de trabalho cada vez mais colaborativo, é necessário cooperar com outras pessoas, trocar ideias e contribuir com pontos de vista diferentes para alcançar um objetivo em comum. Trabalhar em equipa significa colaborar com os elementos envolvidos no mesmo projeto, seja presencialmente ou virtualmente. Podes desenvolver esta competência através de trabalhos académicos em grupo, atividades extra-curriculares ou desportos coletivos.
3. Gestão de tempo
Num mundo em constante mudança, onde tudo funciona a uma grande velocidade, as empresas procuram cada vez mais profissionais capazes de gerir bem o seu tempo, com capacidade para definir prioridades e cumprir os objetivos e prazos estabelecidos.
4. Resolução de problemas
A resolução de problemas é uma soft skills que está a ser cada vez mais valorizada no mercado laboral. As empresas procuram colaboradores que consigam responder a situações imprevistas e que estejam preparados para encontrar soluções apropriadas para os obstáculos que possam surgir. Desenvolver esta capacidade antes de terminares o curso é fundamental.
5. Pensamento crítico
Outra competência comportamental muito importante é o pensamento crítico. As empresas procuram cada vez mais colaboradores que, para além de conseguirem desempenhar uma tarefa específica, também saibam questionar e pensar de forma crítica sobre todas as ações que vão ser tomadas e quais são as suas consequências.
6. Vontade de aprender
Mesmo que concluas a licenciatura, mestrado ou até mesmo doutoramento com uma média excecional nunca vais saber tudo. Por mais formação que tenhas existe sempre algo novo que podes aprender. As empresas dão bastante valor a pessoas interessadas em adquirir novos conhecimentos, que estão disponíveis para aprender mais e mais. Uma excelente forma de demonstrares esta característica é através da frequência de cursos livres ou workshops relacionados ou não com a tua área de formação académica.
7. Capacidade de iniciativa
A capacidade de iniciativa é outra soft skill que deves possuir antes de terminar o curso. Cada vez mais as empresas procuram profissionais que, para além de conseguirem desempenhar as funções definidas, tenham também a capacidade de, por livre e espontânea vontade, propor novas ideias e acrescentar algo novo sem serem diretamente questionados a fazer isso, que sejam proativos e dinâmicos.
8. Sentido de responsabilidade
Todas as empresas querem colaboradores que sejam responsáveis. Ser responsável significa ter a capacidade de responder pelos próprios atos, de conseguir cumprir o que foi estabelecido e sofrer as consequências caso isso não aconteça. Esta é uma competência social que convêm já teres adquirido antes de entrar na universidade.
9. Criatividade
A criatividade é outra soft skill bastante importante, seja qual for a tua área de formação. Embora muitos cursos superiores ainda não estimulem o lado mais criativo dos alunos, esta é uma competência cada vez mais procurada pelas empresas. As pessoas criativas conseguem criar oportunidades, propor soluções diferentes para os problemas, pensar “fora da caixa”, inovar. Uma boa maneira de desenvolveres esta característica é através da criação de um projeto pessoal.
10. Liderança
Outra competência comportamental que deves possuir antes de deixar a universidade é a capacidade de liderança. Saber orientar pessoas e equipas para alcançar um determinado objetivo é bastante valorizado no mercado laboral. Podes desenvolver esta soft skill através de trabalhos de grupo, como presidente da associação de estudantes, etc.
11. Capacidade de adaptação
Num mundo em constante transformação, as empresas procuram cada vez mais profissionais que sejam capazes de se adaptar a diferentes ambientes, que consigam aceitar a mudança, novos métodos de trabalho e desafios.
Créditos da Imagem: Andrew_t8/Pixabay
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