8 competências de Marketing Digital para adicionar ao currículo em 2017

 

Possuir as competências certas no currículo pode fazer a diferença quando procuramos um novo trabalho. Mas saber quais são as habilidades que devemos destacar nem sempre é fácil, especialmente se queremos trabalhar numa área que está sempre em constante transformação, como é o caso do Marketing Digital.

Devido ao avanço tecnológico, o Marketing no mundo digital tem mudado bastante nos últimos anos. Diariamente surgem novas ferramentas, aplicações, estratégias e conceitos. O que há 1 ano fazia todo o sentido colocar no CV, hoje pode já não ter assim tanta importância.

Por esse motivo, o Skillsdigital selecionou 8 competências técnicas de Marketing Digital que precisas adicionar ao teu currículo em 2017 para atrair a atenção das empresas nesta área.

 

1. SEO 

Conseguir utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, em português) para melhorar os resultados de pesquisa orgânica nos motores de busca é uma competência fundamental para qualquer profissional de Marketing Digital, tanto em início de carreira como já com alguma experiência.

Os estudos mostram que os resultados de pesquisa orgânica têm um maior potencial que os anúncios pagos, sobretudo se chegarem à primeira página. As empresas sabem disso e, por isso, procuram cada vez mais especialistas nesta matéria.

Mas como os algoritmos e as melhores práticas estão sempre a mudar, o SEO é uma habilidade que requer uma constante atualização. Não te esqueças de investir algum tempo nesta competência.

 

2. Web Analytics

As empresas procuram cada vez mais profissionais com capacidade analítica. No mundo digital os dados estão por todo o lado e são uma das componentes mais importantes do Marketing.

É essencial que consigas acedê-los, mas também interpretá-los, organizá-los e encontrar as melhores soluções para os problemas que indicam.

Para isso, não é necessário que sejas um guru em Ciência de Dados, apenas que consigas dominar as principais ferramentas, como o Google Analytics para rastrear e analisar o tráfego de um site, ou as fornecidas pelas várias redes sociais ou plataformas de gestão de contas nos social media.

 

3. Design Gráfico 

Uma imagem vale mais que mil palavras e, na Internet, esta situação é ainda mais visível. As pessoas interagem muito mais com conteúdo visual do que com um simples texto.

Embora geralmente as empresas tenham uma equipa de Design, possuir conhecimentos básicos de programas como o Photoshop ou Illustrator pode fazer toda a diferença quando procuras um novo trabalho.

Não precisas de ser um especialista nesta área, apenas que consigas criar conteúdos visualmente apelativos que possam ser utilizados em posts de blogues, redes sociais, etc. Existem diversas ferramentas gratuitas de design gráfico que te podem ajudar neste processo, como, por exemplo, o Canva.

 

4. HTML e CSS   

Outra habilidade que precisas adicionar ao currículo este ano é conhecimentos básicos de HTML e CSS. Muitas funções de Marketing Digital envolvem escrita para sites, blogs, newsletters, etc. e, por isso, é bastante importante que estejas familiarizado com estas duas linguagens.

Mais uma vez, não é necessário que sejas um especialista nesta matéria, apenas que percebas como funciona um site a nível de HTML e CSS ou como construir uma newsletter de email em HTML.

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5. Vídeo Marketing

O vídeo é outra competência de Marketing Digital que deves colocar no teu CV. Ao longo dos anos, o vídeo tornou-se numa das melhores formas de atrair e envolver os consumidores.

Hoje, é dos conteúdos mais compartilhados, superando até mesmo a imagem. Por isso, as empresas procuram cada vez mais profissionais que consigam desenvolver, produzir e partilhar vídeos memoráveis e que tenham um grande alcance.

As transmissões em direto são uma das tendências de Marketing Digital para 2017. Por isso, é essencial que saibas utilizar ferramentas como o Snapchat, Periscope ou Facebook Live.

 

6. Social Media

Atualmente, são raras as empresas que não têm pelo menos uma conta nos media sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, etc., são um excelente meio de comunicação para promover produtos e serviços, interagir com o público e conquistar novos clientes.

Nos últimos anos, surgiram várias profissões neste campo, como Social Media Manager, Community Manager ou Analista de Redes Sociais.

É bastante importante que percebas como funcionam os principais canais de social media e que consigas definir estratégias para tirar o melhor partido das suas funcionalidades.

 

7. Marketing de Conteúdo

O conteúdo é a base do Marketing. Está em todo o lado: blogs, sites, redes sociais, emails, e-Books, etc. O Marketing de Conteúdo é uma das competências mais importantes para qualquer profissional de Marketing Digital.

Por isso, é essencial que consigas produzir conteúdo relevante e de qualidade, que desperte o interesse do público-alvo de forma eficaz.

 

8. Mobile Marketing

Hoje, mais do que nunca, as pessoas utilizam os smartphones para a maioria das comunicações online. Seja para enviar um email, consultar as redes sociais, realizar uma pesquisa ou até mesmo fazer compras.

O Mobile Marketing é uma das tendências de Marketing Digital para 2017. Saber utilizar as diversas ferramentas e plataformas em ambiente mobile é fundamental.

 

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Créditos da Imagem: StockSnap/Pixabay

 

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