11 competências digitais que deves possuir antes de deixar a universidade

 

O segundo semestre já começou. Se frequentas o último ano da faculdade, isso significa que, dentro de poucos meses, serás licenciado (ou mestre), se tudo correr bem.

Mas, antes de terminar o curso, é fundamental que possuas algumas habilidades que podem fazer a diferença no mercado de trabalho, seja qual for a tua área de formação.

O Skillsdigital elaborou uma lista de 11 competências digitais que deves possuir antes de deixar a universidade. O mais provável é que não tenhas aprendido nenhuma delas durante o curso. Mas consegues adquiri-las facilmente sozinho.

Já terminaste a faculdade ou não chegaste a frequentar? Não te preocupes, nunca é tarde demais para aprender estas competências. Vais ver que te serão úteis.

Conhece também 9 competências digitais que aumentam a tua empregabilidade

 

1. Comunicar através de vários canais

Mesmo que não venhas de um curso de Comunicação, é essencial que saibas comunicar através de vários canais. Enviar mensagens por email, conversar por Skype ou utilizar diferentes redes sociais são habilidades que precisas de possuir antes de deixar a universidade. Assim, conseguirás enviar o teu currículo por email às empresas, manter uma entrevista de trabalho à distância ou aumentar a tua rede de contactos no LinkedIn.

 

2. Pesquisar e analisar informação online

Outra competência digital bastante importante é conseguir fazer pesquisas na Internet. Saber utilizar um motor de busca como, por exemplo, o Google, para encontrar informação e perceber como analisá-la pode ajudar-te a conhecer as empresas que atuam na tua área de formação ou a descobrir mais detalhes sobre aquela startup onde tanto queres trabalhar.

 

3. Utilizar o Microsoft Office e o Google Docs

Provavelmente já colocas no teu currículo que sabes utilizar o Microsoft Office. Mas dominas mesmo todos os programas ou apenas usas o Word e o PowerPoint para trabalhos académicos? Conseguir utilizar estas ferramentas até pode parecer óbvio mas tirar realmente partido de todas as suas funcionalidades é mais complicado. Em alternativa ao Office, tens os Documentos do Google.

 

4. Converter diferentes tipos de ficheiros

Conseguir converter diferentes tipos de ficheiros é outra habilidade que deves possuir antes de sair da universidade. Passar de DOC para PDF, de WAV para MP3, de WMV para MP4, etc. Existem vários sites que te podem ajudar neste processo, basta pesquisares online. Saber converter estes arquivos é bastante útil, sobretudo quando envias o teu currículo (ou vídeo currículo) para as empresas.

 

5. Guardar, armazenar e partilhar ficheiros

Também é fundamental que saibas guardar, armazenar e partilhar ficheiros, quer seja no disco rígido do computador, numa Pen Drive ou até mesmo nos serviços de armazenamento na cloud, como o Google Drive e Dropbox. Assim, não perdes imagens, vídeos, textos, etc., e tens a possibilidade de partilhar ideias com outros elementos envolvidos num projeto.

 

6. Respeitar os direitos de autor na Internet

Muitas pessoas pensam que qualquer conteúdo que está na Internet pode ser utilizado livremente. Mas não é bem assim. Outra competência essencial é respeitar os direitos de propriedade intelectual e licenças de utilização nas obras digitais produzidas por terceiros. Por isso, quando publicares algum vídeo no YouTube tem cuidado com a música de fundo que escolheste, o mesmo se aplica às imagens que partilhas num blog e que não foram tiradas por ti, textos, etc.

 

7. Editar imagens e vídeos 

Mesmo que o teu curso não tenha nada a ver com vídeo, fotografia ou design e não tenciones trabalhar em alguma destas áreas no futuro (ou fazer disto um hobby), possuir conhecimentos básicos de Photoshop, Illustrator e Premiere, ou programas similares, pode ser uma mais-valia. Se souberes editar imagens e vídeos, podes criar um currículo ou vídeo currículo original que se destaque no meio de centenas elaborados com o modelo Europass. Descobre uma série de opções no final da página em “Ferramentas”.

 

8. Criar um site e blog    

Outra competência digital que deves ter antes de terminar a universidade é conseguir criar um site e/ou blog. E, para isso, não precisas ser um especialista em Web Design ou gastar dinheiro. Podes recorrer a plataformas gratuitas, como o WordPress, Wix ou Weebly. Assim, consegues mostrar o teu portfólio online às empresas e escrever sobre os temas que mais te interessam. Descobre várias plataformas que podes utilizar no final da página em “Ferramentas”.

 

9. Usar diferentes plataformas

Também é fundamental estar à vontade com diferentes dispositivos (computador de secretária, computador portátil, tablet, smartphone), navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, etc.), sistemas operativos (Windows, Linux, Android, iOS, etc.).

 

10. Gerir a identidade digital

Apesar de ser uma competência bastante importante para quem pretende entrar no mercado de trabalho, muitas vezes é ignorada. Cada vez mais as empresas pesquisam na Internet sobre os candidatos a uma vaga. Por isso, faz o seguinte exercício: escreve o teu nome no Google. Gostas do que aparece nos resultados da primeira página? Se não, tenta mudar isso. Podes criar um site pessoal, melhorar a tua presença nas redes sociais, etc.

11. Perceber os procedimentos de segurança e privacidade

Antes de terminar o curso precisas ainda de perceber como verificar as configurações de segurança e privacidade de dispositivos, aplicações, serviços e plataformas, de modo a conseguir detetar ameaças virtuais e salvaguardar informações confidenciais.

 

Créditos da Imagem: Łukasz Popardowski/Tookapic

 

No Comments

Leave a Comment