Onde podes fazer um bootcamp de programação em Portugal

 

Fazer um coding bootcamp é uma boa opção para quem tenciona aprender programação em regime intensivo, de forma prática e num curto período de tempo.

Seja qual for o motivo – mudar de carreira, sair do desemprego, desenvolver um projeto digital, etc. – é uma oportunidade para se adquirir novas competências em poucas semanas sem ser necessário frequentar um curso superior com demasiada teoria.

E qualquer pessoa pode fazê-lo, independentemente da idade, género ou formação académica. Apenas é preciso ter disponibilidade, motivação, disciplina, ambição e muita vontade de aprender.

Nos últimos anos, tem vindo a aumentar a oferta de coding bootcamps em todo o mundo para combater a falta de profissionais na área das Tecnologias da Informação e requalificar pessoas em situação de desemprego.

Em Portugal, ainda existem poucas iniciativas deste género. O Skillsdigital dá-te a conhecer 3 sítios onde podes fazer um bootcamp de programação.

Não tens dinheiro para um bootcamp? Descobre onde podes aprender programação grátis.

 

Academia de Código

Fundada em 2015, a Academia de Código é uma startup portuguesa que ajuda desempregados, ou pessoas à procura de uma nova carreira, a aprender programação e a mudar de vida.

Para isso, tem cursos de código em regime full-time, intensivo e imersivo, com a duração de 14 semanas em Lisboa e no Fundão, com foco em linguagens de programação muito procuradas no mercado.

Os interessados em participar nos bootcamps têm de ter mais de 18 anos, possuir bons conhecimentos de inglês, estar desempregados ou disponíveis, querer mudar de vida e iniciar uma carreira como Junior Developer.

Todos os candidatos passam por um processo de seleção, que inclui o preenchimento de um formulário, um curso online gratuito em Ciências da Computação da Universidade de Stanford, um projeto e um workshop presencial.

Inicialmente, os cursos eram gratuitos, sendo financiados através do Orçamento Participativo de Lisboa e, mais tarde, pelo Município do Fundão. Atualmente, o bootcamp em Lisboa tem o valor de 6.000 euros.

Local: Lisboa e Fundão

Data: A anunciar

Duração: 14 semanas

Preço: 6.000 euros (Lisboa)

 

Le Wagon

Considerada a melhor escola de código para empreendedores na Europa, a Le Wagon promove bootcamps em várias cidades: Paris, Londres, Berlim, Bruxelas, Amesterdão, Barcelona, entre outras.

Em Portugal, tem um curso de programação em regime full-time de 9 semanas em Lisboa, ministrado em inglês, para pessoas interessadas em mudar de vida.

Durante o bootcamp, os participantes aprendem desenvolvimento web (Ruby, SQL, Rails, CSS, JavaScript, JQuery, React.js), a pensar como um engenheiro de software, a adotar um fluxo de trabalho técnico, a utilizar ferramentas do mundo startup e a construir o próprio projeto.

Não existem pré-requisitos para participar no curso da Le Wagon, que tem o valor de 5.900 euros. Os candidatos têm apenas de preencher o formulário de inscrição no site, responder a algumas perguntas por email e ir a uma entrevista.

Local: Lisboa

Data: 3 de julho a 1 de setembro

Duração: 9 semanas

Preço: 5.900 euros

 

Creators School

O objetivo da Creators School é requalificar pessoas e potenciar novas oportunidades de carreira. Para isso, promove um bootcamp intensivo de programação para web com a duração de 9 semanas na cidade do Porto.

Durante o curso, os participantes aprendem a trabalhar com Ruby on Rails, Node.js, Programação Orientada a Objetos, HTML e CSS, etc.

O bootcamp, essencialmente prático, tem o custo de 2.460 euros. Não exige qualquer pré-requisito. Para participar, apenas é preciso preencher o formulário no site e ir a uma entrevista.

Local: Porto

Data: A anunciar

Duração: 9 semanas

Preço: 2.460 euros

 

Créditos da Imagem: Imonk72/Pixabay 

 

No Comments

Leave a Comment