3 motivos para começares a aprender programação

 

Muitas pessoas ainda ficam assustadas com a ideia de aprender a programar. Apesar de os computadores fazerem parte das nossas vidas, a programação continua a ser encarada por uma boa parte da sociedade como algo demasiado complexo e associado a um determinado perfil.

Mas, na realidade, não é bem assim. Qualquer um pode aprender programação, independentemente da idade, género ou formação académica. Aliás, todas as pessoas deveriam possuir conhecimentos de uma ou mais linguagens, mesmo que não pretendam trabalhar na área tecnológica.

A programação é a “linguagem do século XXI”. Isso significa que, dentro de poucos anos, quem não a conseguir entender vai ficar para trás, tal como acontece agora com todos aqueles que não sabem ler e escrever ou não têm conhecimentos de inglês.

Aprender programação dá trabalho. Exige empenho, paciência, disciplina, persistência e tempo. Mas também traz enormes benefícios, tanto a nível profissional como pessoal.

Seja qual for a tua área de formação, vai ajudar-te a desenvolver competências que te serão bastante úteis no dia-a-dia.

 

1. Programar ensina a pensar 

“Penso que todos neste país deveriam aprender a programar um computador porque isso ensina-nos a pensar”. Esta é provavelmente uma das frases de Steve Jobs mais compartilhadas na Internet.

Todas as linguagens de programação são regidas por uma estrutura, obedecem a um conjunto de regras e instruções específicas que definem o comportamento de um programa de computador. Por exemplo, se escreveres um código errado, o computador não te vai compreender.

Por isso, a programação estimula o teu cérebro, melhora o teu pensamento lógico, o teu raciocínio crítico, ensina-te a pensar, a encontrar soluções para os problemas.

 

2. Estimula a criatividade 

Programação é uma atividade extremamente criativa, é uma forma de te expressares. Imagina na quantidade de coisas que podes construir: desde um website, a uma aplicação para o smartphone, um jogo de vídeo, um programa para computador, etc. As possibilidades são imensas.

Através da programação, podes criar alguma coisa, ao mesmo tempo que estimulas a tua imaginação e desenvolves capacidades empreendedoras.

“Não compre apenas um jogo, crie um. Não se limite a fazer download da nova aplicação, ajude a desenvolvê-la. Não jogue apenas no seu telemóvel, programe-o”, pediu Barack Obama num vídeo da campanha da “Hour of Code” em 2013.

 

3. Garante mais oportunidades 

Quem possui conhecimentos de programação tem muito mais oportunidades profissionais. As empresas procuram cada vez mais pessoas que dominem certas linguagens, como JavaScript, PHP ou Java, entre outras, e pagam um bom salário por isso.

As Tecnologias da Informação são uma área com elevada empregabilidade e uma grande escassez de profissionais qualificados.

Numa altura em que o mercado de trabalho se encontra completamente saturado para algumas profissões, aprender programação pode ser uma excelente alternativa caso pretendas mudar de carreira e escapar ao desemprego.

 

Queres aprender programação mas não tens dinheiro? Descobre onde podes fazê-lo de forma gratuita

 

Créditos da Imagem: Negative Space

 

No Comments

Leave a Comment