Como podes aprender Marketing Digital grátis

 

O Marketing mudou bastante na última década devido à tecnologia e tende a mudar ainda mais nos próximos anos. Surgiram novas profissões, matérias e ferramentas e, com elas, novas competências.

Possuir conhecimentos de Marketing Digital é cada vez mais importante. Seja qual for a tua área de formação, ter noções de Social Media Marketing, SEO, Analítica Web, Publicidade Online, Web Copywriting, Email Marketing, etc., pode fazer a diferença no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, apareceram vários cursos de especialização nesta área. Contudo, nem todos têm preços acessíveis.

Por esse motivo, o Skillsdigital dá-te 5 sugestões para aprenderes Marketing Digital completamente gratuitas.

Conhece também os melhores cursos de Marketing Digital em Portugal

 

Fazer cursos online 

Fazer cursos online é uma excelente opção tanto para quem está a começar como também para todos aqueles que tencionam aprofundar conhecimentos sobre uma determinada temática do Marketing Digital.

Existem diversas plataformas e empresas que oferecem formação sem custos, algumas das quais até com certificado incluído. Entre elas estão a Udemy, Alison, FutureLearnAtelier Digital, Eduke.me, HubSpot Academy e Hootsuite Academy.

 

Ler eBooks, whitepapers e guias  

Para quem gosta de ler e tem poucos conhecimentos sobre algum assunto, os eBooks, whitepapers e guias são também uma boa opção. Diversas empresas nacionais e estrangeiras disponibilizam gratuitamente nos seus sites materiais educativos.

Para além de serem portáteis (possibilidade de consulta em qualquer dispositivo: computador, tablet e smartphone), alguns costumam trazer exemplos, gráficos, imagens ou estudos de casos, o que facilita a aprendizagem.

Entre as empresas que oferecem estes conteúdos estão o Content Marketing InstituteBitlyGuidesRock ContentResultados DigitaisLink & Grow e YouLead.

 

Assistir a webinars, palestras e tutoriais 

Já para aqueles que preferem ver vídeos no YouTube, ou em plataformas semelhantes, os webinars, palestras e tutoriais são uma excelente ferramenta de aprendizagem.

No caso dos webinars, se assistires ao vivo tens a possibilidade de interagir com outras pessoas, incluindo o responsável pela apresentação.

Entre as empresas e escolas que apostam neste tipo de conteúdos estão a Marketo, Bitly, Flag, YouLead e Mirago.

 

Ouvir podcasts  

Como alternativa aos vídeos, podes optar por conteúdos em áudio. Existem diversos podcasts disponíveis gratuitamente, como os do Content Marketing InstituteSocial Media ExaminerConvince & ConvertRock Content e De Cabeça, que abordam diferentes temas sobre esta área.

A grande vantagem dos podcasts é que permitem fazer outras atividades enquanto se ouve o conteúdo.

 

Visitar blogs especializados  

Num mundo em constante mudança, é necessário estar atento às últimas novidades: novas ferramentas, aplicações, redes sociais, etc. A melhor forma de saberes o que se passa no Marketing Digital é visitares com regularidade blogs especializados.

A maioria das empresas mencionadas acima possui o seu próprio blog. Tanto podes acompanhar as mais recentes atualizações através das redes sociais, como também por subscrição de newsletter.

Para além disso, é bastante importante seguires os especialistas nesta área em canais como o Twitter, Facebook, YouTube, etc., e estares atento aos conteúdos que partilham.

 

Seja qual for o método escolhido, não te esqueças de colocar os conhecimentos em prática e de continuar a aprender. O mundo digital está sempre em constante mudança.

 

infografia-aprender-marketing-digital-gratis

 

Créditos da Imagem: Negative Space

Créditos da Infografia: Skillsdigital

 

No Comments

Leave a Comment